Notas de Corte ProUni 2017
ProUni 2017: Saiba mais sobre notas de corte, inscrições e como participar
O sonho de estudar em uma universidade particular sem pagar os valores altíssimos das mensalidades está mais perto para quem realizou o Enem 2016. Uma ótima alternativa para quem não tem condições financeiras para concluir uma graduação em instituição privada é o Programa Universidade Para Todos (ProUni). As inscrições abrirão em breve, saiba mais a seguir.
Usando a nota do Enem, o candidato pode concorrer a uma bolsa integral ou parcial pelo ProUni 2017 se inscrevendo no SisProuni, o sistema de seleção próprio do programa, que funciona como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Assim como o Sisu, o SisProuni usa a nota de corte, a nota mínima necessária para ingressar no curso escolhido, para determinar os candidatos que receberão as bolsas.
O ProUni foi criado em 2004, e desde então já possibilitou que 1,9 milhões de estudantes cursassem uma graduação de forma gratuita ou com descontos. Cerca de 70% desse total foram contemplados com bolsas integrais, ou seja, sem pagar nada para estudar.
Notas de corte ProUni 2017
As notas de corte ProUni 2017 é uma das grandes preocupações dos estudantes que prestaram o Enem 2016. Para conseguir uma vaga no curso desejado é necessário obter uma nota maior do que a nota de corte, o que significa, na maioria dos cursos, ao menos 450 pontos.
No Sisu e no SisProuni as notas são atualizadas diariamente conforme os candidatos se inscrevem no sistema. Ela serve como termômetro da chance do candidato de entrar ou não no curso, não sendo necessariamente o resultado final da seleção.
Quem está na expectativa para se inscrever no ProUni 2017, ainda antes da abertura do SisProuni, é possível consultar no site e utilizar o Simulador ProUni para simular as notas de corte do ProUni 2016 e ter uma ideia do que esperar este ano.
A consulta no site Quero Bolsa pode ser feita por universidade. Veja algumas universidades do país e as respectivas notas de corte no curso de Medicina:
Universidade De Brasília (UnB) – 832.31
Universidade Federal De Goiás (UFG) – 766.8
Universidade Federal Do Ceará (UFC) – 784.68
Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ) – 824.74
Universidade Federal Do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 791.39
Sabendo quais foram as notas de corte no ano passado em Medicina ou em cursos como Administração (450 pontos), Arquitetura (541,1), Biomedicina (473), Ciência da Computação (570) ou Odontologia (550), o candidato já sabe em quais terá mais chances de entrar e pode definir as suas opções para quando chegar a hora do ProUni.
Inscrições ProUni 2017
As inscrições ProUni 2017 começarão no dia 30 de janeiro, se encerrando no dia 2 de fevereiro. Para participar, é preciso acessar o site http://prouniportal.mec.gov.br/ dentro desse período e informar o número de inscrição do Enem 2016 e a senha.
Já o SiSU, para quem deseja participar das inscrições SiSU 2017, abrirá o sistema para as inscrições de 24 a 27 de janeiro. Para se inscrever basta acessar o site http://sisu.mec.gov.br/ e também informar o número de inscrição e senha do Enem 2016.
Quem pode participar do ProUni 2017
O ProUni é um programa voltado a estudantes que não teriam condições de ingressar em instituições de ensino superior particulares sem o auxílio de bolsa. Por esse motivo existem critérios que determinam quem pode ou não participar do programa. Para se inscrever o estudante precisa atender a pelo menos um dos requisitos:
– Ser egresso do ensino médio da rede pública ou da rede particular como bolsista;
– Não ter diploma de curso superior;
– Obter nota acima de 450 no Enem e maior do que zero na redação;
– Ser pessoa com deficiência;
– Ser professor da rede pública de ensino;
– Renda familiar mensal menor do que o valor de 1 salário mínimo e meio (para concorrer às bolsas integrais);
– Renda familiar mensal menor do que o valor de 3 salários mínimos (para concorrer às bolsas parciais).